10 tipos de marketing em que sua marca pode investir

Como muitas das pessoas que atualmente trabalham no setor, o marketing digital nasceu na década de 1990. Desde então, a indústria evoluiu a uma velocidade vertiginosa, surgindo muitos outros tipos de marketing.

Do marketing do mecanismo de pesquisa ao marketing baseado em contas, todas as marcas podem usar uma combinação dessas táticas para atrair seu público-alvo e gerar mais receita. Quer saber mais sobre marketing, acesse https://goomarketing.com.br/

Continue lendo para saber mais sobre os principais tipos de marketing atualmente.

Tipos de Marketing

1. Marketing Tradicional

O marketing tradicional refere-se à promoção da marca em canais offline que existiam antes do surgimento da internet. Pense em outdoors, panfletos e spots de rádio.

Como as informações não eram tão facilmente acessíveis e disponíveis, a maior parte do marketing tradicional dependia de táticas de saída, como impressos, anúncios de televisão e outdoors.

2. Marketing de saída

O marketing de saída refere-se à promoção intrusiva, como chamadas frias, envios de e-mail para listas compradas e anúncios impressos.

Esse método de marketing é chamado de “outbound” porque envolve enviar uma mensagem aos consumidores para aumentar a conscientização sobre seus produtos ou serviços – independentemente do interesse do consumidor.

3. Inbound Marketing

O inbound marketing, por outro lado, está focado em atrair clientes ao invés de interrompê-los. A maioria das táticas de inbound marketing se enquadram no marketing digital, pois os consumidores têm o poder de fazer pesquisas on-line à medida que progridem em sua própria jornada de compra.

O Inbound é construído em três pilares: atrair, envolver e encantar. Seu objetivo inicial é criar conteúdo e experiências valiosos que ressoem com seu público e os atraiam para sua empresa.

O próximo é envolvê-los por meio de ferramentas de conversação, como email marketing e bots de bate-papo, e, claro, valor contínuo. Finalmente, você os encanta continuando a agir como um consultor e especialista empático.

4. Marketing Digital

O marketing digital é o oposto do marketing tradicional, aproveitando a tecnologia que tradicionalmente não existia para atingir o público de novas maneiras. Este tipo de marketing engloba todos os esforços de marketing que vivem online.

As empresas aproveitam os canais digitais, como mecanismos de pesquisa, mídias sociais, e-mail e sites para se conectar com clientes atuais e potenciais.

5. Marketing nos mecanismos de busca

O marketing do mecanismo de pesquisa, ou SEM, inclui todas as estratégias usadas para garantir que sua empresa seja visível nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs). Com o SEM, você pode colocar sua empresa no primeiro lugar quando um usuário pesquisa uma palavra-chave específica.

Os dois tipos de SEM são otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) para resultados de pesquisa orgânica e publicidade paga por clique (PPC) para resultados de mecanismos de pesquisa patrocinados.

Para começar com SEO, você deve se familiarizar com os fatores de classificação do mecanismo de pesquisa e produzir conteúdo para os mecanismos de pesquisa indexarem.

O SEM de pagamento por clique envolve lances em palavras-chave para colocar seus anúncios, por meio de plataformas como o Google Ads . Também existem ferramentas de gerenciamento de anúncios para facilitar a criação e o gerenciamento de campanhas de PPC.

6. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é um instrumento fundamental no inbound e no marketing digital, pois é uma das melhores maneiras de atrair seu público-alvo.

Envolve a criação, publicação e distribuição de conteúdo para seu público-alvo por meio de canais gratuitos e fechados, como plataformas de mídia social, blogs, vídeos, e-books e webinars.

Com o marketing de conteúdo, o objetivo é ajudar seu público ao longo da jornada de compra. Primeiro, identifique perguntas frequentes e preocupações comuns que seus compradores têm antes de estarem prontos para fazer uma compra.

Em seguida, crie um calendário editorial para ajudá-lo a criar e gerenciar seu conteúdo. Também ajuda ter um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) para facilitar a publicação.

7. Marketing de mídia social

Com plataformas como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, as marcas podem promover seus negócios e interagir com o público de forma mais pessoal.

No entanto, com a mídia social, duas coisas são fundamentais para o sucesso: conteúdo relevante e consistência.

Ninguém entra nas redes sociais procurando algo para comprar, é importante equilibrar promoção com entretenimento. Imagens e legendas atraentes que incentivem seu público a curtir, compartilhar e comentar deixarão sua marca muito mais perto de conquistar um cliente. Para mais informações sobre marketing, acesse https://goomarketing.com.br/blog/

Agora, a consistência – é o que mantém seus seguidores voltando. Como eles podem investir em sua marca se raramente a veem em sua linha do tempo? Para facilitar a publicação de conteúdo entre plataformas, existem várias ferramentas de mídia social que automatizam o processo.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

8. Marketing de vídeo

De acordo com um estudo da Wyzowl de 2021, 87% dos profissionais de marketing dizem que usar vídeo em sua estratégia de marketing tem um ROI positivo. Seja para seu site, canal do YouTube, lista de e-mail e/ou seguidores de mídia social, o vídeo pode aumentar o reconhecimento da marca, gerar conversões e fechar negócios.

Alguns aplicativos de marketing de vídeo até mesmo permitem analisar, nutrir e pontuar leads com base em suas atividades.

9. Marketing de voz

O marketing de voz está aproveitando alto-falantes inteligentes como Amazon Alexa e Google Home para agregar valor ao seu público e responder a perguntas sobre seus tópicos de interesse.

Além de otimizar seu site para pesquisa por voz incorporando as palavras-chave certas, você também pode ser criativo desenvolvendo uma ação do Google Home ou uma habilidade do Alexa.

Por exemplo, a Uber criou uma habilidade Alexa que permitia aos usuários solicitar uma carona com uma simples solicitação de voz. O TED desenvolveu um recurso que permitia aos usuários do Alexa reproduzir o TED Talk com base no tópico, tom ou palestrante.

10. E-mail Marketing

O marketing por e-mail conecta marcas a leads, prospects e clientes por e-mail. As campanhas de e-mail podem ser usadas para aumentar o reconhecimento da marca, gerar tráfego para outros canais, promover produtos ou serviços ou nutrir leads para uma compra.

Regulamentos de e- mail como o GDPR e o CAN-SPAM Act exigem que as marcas cumpram as práticas de e-mail comercial responsáveis, que se resumem a três princípios:

  • Envie e-mail apenas para as pessoas que esperam receber notícias suas. Ou seja, eles optaram por participar.
  • Facilite a desativação dos assinantes.
  • Seja transparente sobre quem você é quando fizer contato.

Com isso em mente, a primeira coisa que você precisa fazer é planejar como construir sua lista de e-mail – o banco de dados de contatos para o qual você pode enviar e-mails. O método mais comum é através de formulários de captura de leads em seu site.

Em seguida, você precisará de um software de marketing por e-mail e um CRM para enviar, rastrear e monitorar a eficácia de seus e-mails. Para impulsionar sua estratégia de e-mail ainda mais e maximizar a produtividade, você também pode procurar um software de automação de e-mail que envia e-mails com base em critérios de acionamento.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing

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